Documento tem o objetivo de orientar entes federativos e as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que ainda não viabilizaram o efetivo ingresso de servidores públicos como participantes nos planos de benefícios
Área do Cliente
Notícia
Nível de calote é o mais alto desde maio de 2002
Embalada pela crise e pelos gastos mais elevados do início do ano, a inadimplência da pessoa física subiu pelo quarto mês seguido e atingiu em janeiro 8,3% dos créditos do sistema financeiro, o maior nível desde maio de 2002.
Embalada pela crise e pelos gastos mais elevados do início do ano, a inadimplência da pessoa física subiu pelo quarto mês seguido e atingiu em janeiro 8,3% dos créditos do sistema financeiro, o maior nível desde maio de 2002. O destaque ficou para o segmento automotivo, cuja taxa chegou a 4,7% e bateu recorde. Mesmo com os atrasos em alta, os bancos promoveram significativa redução dos juros médios das famílias, que passaram de 58,1% para 55,1% ao ano, segundo o Banco Central.
A queda nos juros da pessoa física foi provocada pelo menor custo de captação dos bancos - que estão repassando aos clientes a redução da Selic - e também porque as instituições diminuíram o spread bancário, a diferença entre o custo de captação e os juros cobrados. Os altos spreads vêm sendo alvo de fortes críticas do governo.
Em janeiro, o spread dos financiamentos para a pessoa física ficou em 43,6 pontos porcentuais, ante 45,2 pontos em dezembro. Apesar da queda, ainda é um nível superior ao de outubro e novembro, quando a crise atingiu duramente o mercado de crédito brasileiro.
O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, afirmou que a redução no spread para pessoa física ocorreu como reversão de um movimento "defensivo" dos bancos no início da fase aguda da crise, em meados do ano passado. Segundo ele, as instituições elevaram o spread temendo a explosão da inadimplência. Conforme reportagem publicada ontem pelo Estado, os cinco maiores bancos do País também elevaram em quase R$ 7 bilhões as provisões para créditos duvidosos no quarto trimestre de 2008.
Altamir disse, no entanto, que, como o pior cenário não se confirmou, os bancos têm devolvido parte da alta do spread em janeiro e também em fevereiro. Nos oito primeiros dias úteis de fevereiro, o spread médio da pessoa física caiu para 42,7 pontos. "O padrão de inadimplência hoje é mais alto, mas está dentro da normalidade. A partir dessa observação, instituições fizeram análise de risco e começaram a reduzir as taxas", disse Altamir.
No segmento de veículos, segundo Altamir, o crescimento reflete o "envelhecimento" da carteira, mais sujeita a atrasos. Além disso, diz ele, há uma migração desse tipo de financiamento para o leasing, cujos atrasos não são apurados pelo BC. Empréstimos novos tendem a reduzir a média de inadimplência e, como o movimento hoje é fraco no crédito tradicional de veículos, a média de atrasos tende a subir.
Notícias Técnicas
Veja quais foram as implementações e como fazer o download da nova versão da EFD ICMS IPI.
Voto no STF propõe limite inspirado na Lei de Falências para garantir equilíbrio entre verba alimentar e arrecadação fiscal.
Obra explora casos concretos de países e suas políticas visando subsidiar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas no desenvolvimento de novas abordagens regulatórias para uma política de preços mais equilibrada e eficiente no Brasil
Nova norma detalha incentivos fiscais e reforça segurança jurídica para atrair investimentos estratégicos.
Notícias Empresariais
Pagamento da segunda parcela do décimo terceiro deve ser feito até o dia 20 de dezembro
Entenda as diferenças entre IFRS e US GAAP e como a contabilidade internacional impacta negócios globais. Saiba como se adequar às normas e garantir conformidade
Os grupos Despesas Pessoais (0,83% e 0,08 p.p.) e Transportes (0,82% e 0,17 p.p.) completam o ranking das três maiores variações neste mês
Para a 3ª Turma, ele não deu motivo à paralisação da execução
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável