PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Outstaffing: entenda o que é e quais são as vantagens desse modelo de contratação
O outstaffing permite a contratação de serviços terceiros sem firmar um vínculo empregatício.
O mercado de trabalho está se adaptando às novas necessidades das empresas e dos trabalhadores. Com isso, têm surgido novos modelos de contratação, como o outstaffing.
Esse novo formato pode ser interessante em momentos estratégicos da empresa. Ele é indicado quando é preciso fazer com que uma ideia saia do papel, alguma deficiência seja suprida rapidamente ou quando não há headcount e orçamento planejado para preencher uma vaga urgente.
O que é outstaffing
O outstaffing significa terceirização. Uma modalidade que permite a contratação de serviços de uma pessoa sem firmar um vínculo empregatício entre a empresa contratante e o prestador.
De acordo com a lei 13.467/17, proposta pela Reforma Trabalhista, uma empresa pode contratar outra sem que haja necessidade de realizar um processo seletivo, pois a admissão e a gestão do contratado estarão sob responsabilidade da empresa terceirizada.
O outstaffing funciona, sobretudo, como um meio para expandir a empresa. Ele possibilita que, de forma menos burocrática, seja possível ampliar equipes e trazer novos colaboradores de forma rápida e eficiente ao negócio.
Com isso, a empresa procura trazer a mão de obra para dentro de suas dependências, compondo seu ambiente corporativo.
Vantagens do outstaffing
Entre as vantagens do outstaffing estão a maior rapidez nas operações e a redução da necessidade de recursos. Além disso, esse modelo fortalece equipes e traz especialistas para contribuir com uma visão nova e específica sobre o negócio. Confira os principais destaques.
Agilidade nas contratações
O outstaffing traz rapidez na obtenção de mão de obra. Isso porque contratar alguém é um processo um tanto quanto longo: são vários passos até encontrar o profissional ideal para compor o time. É preciso esperar a divulgação da vaga, a triagem de currículos, as entrevistas e os protocolos de contratação.
Quando falamos em oustaffing, essas etapas são excluídas, e normalmente o processo de trazer mais profissionais à empresa se dá por uma busca do perfil ideal de empresa e posterior assinatura de contrato.
Novas ideias
No mercado, há agências de publicidade, escritórios especializados, empresas que agenciam determinado perfil de profissional, etc. Por serem, normalmente, especialistas em seus assuntos, esses negócios conseguem oferecer profissionais capazes de fornecer novas ideias às empresas pelas quais são contratados.
Quando um profissional é contratado por meio do outstaffing, novos pontos de vista, uma visão “de fora” e, consequentemente, projetos de inovação e novas estratégias são adicionados no negócio.
Redução da necessidade de recursos
Ainda que não seja o principal objetivo de uma empresa que opta pelo outstaffing, ele também traz redução de custos e necessidade de recursos. Isso acontece porque as despesas relacionadas à contratação, ao recrutamento e à seleção, e o fornecimento de instrumentos de trabalho, como computadores, celulares e outros, ficam por conta da empresa terceirizada.
Aumento da produtividade
É possível observar um aumento de produtividade considerável nas empresas que procuram usar o outstaffing como estratégia de contratação. Isso acontece porque, ao terceirizar o trabalho e direcioná-lo a especialistas, diminuem-se as chances de erro e abre-se espaço para que a equipe se dedique melhor a atividades mais pontuais e até estratégicas.
Foco no resultado
Outra vantagem é que o outstaffing também ajuda a potencializar as áreas da empresa proporcionando foco no resultado. As atividades são melhoradas em vários aspectos. Tanto nas tarefas que são executadas pela empresa quanto naquelas que foram destinadas a terceiros, é possível impulsionar resultados.
Há mais conhecimento, especialidade e até tempo hábil para se dedicar de uma forma melhor às atividades, agregando um verdadeiro valor ao negócio.
Com informações do Blog Pontotel
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável